Opinião - Elfanos de Dud@ - Capital Books






Sinopse

Joana pensa que tem uma vida normal. Até que um estranho homem aparece e desestabiliza tudo. De repente, aquilo que pensava saber sobre os seus pais não condiz com a verdade. Nem aquilo que pensava saber sobre os seus amigos mais íntimos…
Obrigada a escolher entre o seu mundo, a família mais próxima e os amigos, ou acompanhar Marcus para um lugar desconhecido e mágico, Joana vê-se numa encruzilhada que mudará definitivamente a sua vida e daqueles que a rodeiam.
Uma rapariga que é a salvação ou a maldição. 
Um guarda com uma missão ambiciosa.
 Um grupo de amigos unido.
 Um povo desesperado por mudança.
 Uma rainha sem voz para se impor.
 Um rei iludido com uma utopia. 
Um reino dividido sem razão. 
Um mundo caído na guerra.
 Bem-vindo às Terras Brancas, no Reino de Elfanos, no Mundo Antigo.


Opinião


Desde que me prontifiquei a dar mais ênfase aos livros de autores portugueses tenho vivido experiências bastante enriquecedoras, tanto pelo contacto direto com os próprios autores como pelo constante desafio que cada livro me tem imposto.
A Dud@ veio falar comigo há uns tempos atrás para que o livrinho dela fosse aqui divulgado e em seguida ofereceu-me um exemplar para que eu pudesse desfrutar do seu bebé e vos vir dar a conhecer a minha opinião.
Elfanos conquista logo pela capa, toda a misticidade que transmite aliada à personalidade forte representada pela figura feminina que a complementa acaba por despertar no leitor aquela vontade de querer saber mais sobre a sua história, mas acima de tudo de conhecer todas as aventuras e desventuras que levam aquela personalidade a atingir aquele porte majestoso.
O livro começa com a descrição de um grupo de amigos bastante peculiar que encerra no seu núcleo problemas que qualquer adolescente/adulto pode vir a encontrar ou estar a viver, o que me faz pensar que existe um certo cuidado ou intenção em chamar a atenção para esses mesmos acontecimentos que muitas vezes nos passam ao lado e que nem sequer nos apercebemos ou imaginamos que possam estar a acontecer. 
Achei muito importante que todos os membros apresentassem diferenças quase polares entre si, quer a nível físico quer a nível pessoal porque no fundo complementam-se uns aos outros e criam na narrativa um grupo sólido e pronto a enfrentar qualquer obstáculo juntos, protegendo-se e apoiando-se mutuamente, como tal, creio que é claro que a amizade é um dos temas mais marcantes e importantes da narrativa de Elfanos.
Joana vê a sua vida completamente alterada sem razão aparente, e pior, a sua família não é capaz de entender ou respeitar essa mudança repentina, o que por sua vez torna o ambiente familiar pesado e impossível de suportar. Ao aceitar toda a jornada que essa mudança lhe impõe, Joana não tem outra alternativa senão confiar em si, na sua nova casa e nos seus amigos e a partir deste momento toda a personalidade intrínseca da personagem ganha vida o que faz com que o leitor passe a admirar a sua presença à medida que esta vai crescendo com o virar das páginas.
Gostei tanto, mas tanto do universo criado pela autora, mas gostei ainda mais do facto de ela não se importar em "educar" as personagens, isto é, existe o uso permanente de expressões do nosso dia a dia, bem como de pequenas brincadeiras e expressões presentes no calão dos núcleos de amizades que frequentamos e tão bem nos fazem, por isso , penso que a autora se preocupou e muito em construir uma relação de proximidade com o leitor o que no fundo se torna um dos pontos fortes do livro porque nos permite entrar nesse universo fantástico e permanecer nele como membro (surpresa) integrante da jornada que se inicia.
Elfanos é uma leitura leve, muito divertida, mas acima de tudo transporta-nos para um mundo onde tudo pode acontecer sem que o leitor esteja realmente preparado para as emoções que poderá vir a sentir. 
Se gostam de fantasia e de dar uma boas risadas, não deixem escapar este livrinho porque assim que o terminarem só vão querer acelerar o tempo para  folhear o seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário