Opinião - "Nimona" de Noelle Stevenson - Edições Saída de Emergência



Sinopse

Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam. Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES. E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar. 

Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir… NEMÉSIS! DRAGÕES! CIÊNCIA! VENHA CONHECER NIMONA!


Opinião

Considero-me uma leitora versátil e que tenta, pelo menos, ler um pouco de tudo com o intuito de fazer crescer o meu espírito crítico e o espólio/tipologia de livro que conheço, assim sendo, graphic novels não podiam, de todo, ficar de fora das minhas leituras.
Nimona tem feito imenso sucesso lá fora e depois de tantas recomendações já tinha pensado adquirir um exemplar em inglês, no entanto, com as novidades a surgir e com a possibilidade de ter na estante a tradução em português, acabei por esperar mais uns meses para a poder ler.
Hoje, entendo todo o burburinho que Noelle Stevenson provocou, Nimona, não é nada do que se está à espera e muito menos tão linear quanto a sinopse a faz parecer.
Comecei com as expectativas altas e felizmente não me desiludi. A edição está muito fiel à original, mas confesso que tive alguma dificuldade em conseguir ler sem me encandear. Sou uma leitora noctívaga, por isso, acabo por ler imensas vezes à luz do candeeiro e o facto do papel ser tão lustrado acabou por me dificultar em parte a tarefa porque a luz ao embater na folha ficava brilhante e confesso que foram precisas capacidades acrobáticas para encontrar posição que permitisse ler sem me encadear. Entendo que a composição tenha de ser esta, mas para quem lê com luz direta de alguma fonte luminosa vai ter algumas dificuldades.
Relativamente ao desenho, achei que estas ilustrações, apesar de simples, criam entre si uma dinâmica bastante interessante. De vinheta para vinheta existe uma noção de movimento que o leitor vai seguindo apenas com o olhar e vai transformando as imagens em autênticos episódios de desenhos animados em 3D. Noelle Stevenson ponderou muito bem na dinâmica que quis conferir à sua história e às suas ilustrações, acabando por transforma uma simples graphic novel num autêntico filme/série que poderia estar a ser exibida na televisão. Achei que a paleta de cores se foi associando e misturando não só com o mundo criado pela autora, mas também com as várias partes da história, isto é, todos os momentos da história estavam representados com uma paleta de cores diferente, o que por sua vez desperta no leitor sensações que serão iguais ou parecidas com as das personagens que estão envolvidas na narrativa.
Creio que a maior surpresa para cada leitor será a exploração e conhecimento das personagens principais do livro.
 Nimona quer muito ser o braço direito de um grande vilão, quer tanto consegui-lo que acaba por quase o obrigar a aceitá-la. Achei esta personagem simplesmente deliciosa, não há um momento em que consigamos desprendermos-nos dela, além das capacidades metamórficas que são uma dádiva que ela tenta não explicar como conseguiu, ela tem a capacidade de tirar a paciência a um santo. Completamente efusiva, divertida, mete-se em todas as confusões possíveis e imaginária para salvar o seu mestre, sempre com a necessidade de matar pessoas porque afinal, é uma aspirante a vilã e bater nos inimigos não lhe é tão prazeroso como matá-los. Confesso que me rir imenso com as respostas dela, principalmente aquelas que deixavam Lorde Ballister Coração Negro com a cabeça completamente em água ou sem saber se havia de ficar feliz por ter alguém tão devoto ao lado ou com medo das capacidades desconhecidas que a sua aprendiz/sidekick tem.
Lorde Ballister Coração Negro é uma personagem complexa, metódica e com um sentido de justiça incomum nos vilões das histórias. Sinceramente acabei o livro a pensar quem seriam os verdadeiros vilões e categorizei a mastermind deste livro como Anti-Herói (quem ler, irá compreender), havia ali qualquer coisa que o impedia de ser completamente um vilão desprezível que vivia para destruir a paz e no final percebe-se como se passa de potencial herói a vilão por causa de um acontecimento que destrói completamente os vínculos e os sonhos que ficaram por permanecer e concretizar.
Sir Ambrosius Virilha Dourada, não consigo escrever ou pronunciar este nome sem me rir e se este fosse o vilão eu não o conseguiria levar a sério em nenhum dos seus crimes ou maldades, trata-se do herói da organização que governa o povo das terras onde decorre a ação, como seria de esperar é o ser mais bélico e perfeito, com o seu longo cabelo loiro, a sua armadura reluzente de cavaleiro andante e o seu exército de soldadinhos, no entanto, encerra em si uma grande amargura que precisa de ser libertada e talvez por isso não consiga esquecer uma amizade destruída por influências externas. 
Apesar de ter gostado imenso das interações das personagens e da história que vamos vendo a ser construída de capítulo a capítulo, senti que o final não me satisfez, Faltou algo para que eu gostasse daquela conclusão, achei que de certa forma foi acelerado pelo seu conteúdo, não houve exploração real do que nos foi apresentado e isso deixou-me um pouco zangada, talvez porque esperava que não houvesse um salto temporal que acabasse numa situação que não foi totalmente explicada pela autora.
Nesta graphic novel nada é o que parece e tudo se mistura num vertiginosa história de fantasia que vai buscar as grandes paixões de quem adora este género de livro e as mistura todas numa única história, o que acaba por torná-la universal, quase como um produto que foi desenhado para agradar a vários públicos e se vai transformando (tal como a Nimona) a cada virar de página.
 Espero que dêem uma oportunidade a esta obra de arte e que ela vos faça crescer de alguma forma porque afinal, às vezes também precisamos de uma pequena criatura metediça para conseguirmos ver que no fundo até podemos ser mais do que aquilo que esperam de nós.
Deixo-vos aqui um gif que encontrei que é uma pequena representação de uma das partes iniciais e mais icónicas de toda a graphic novel" Não sou uma miúda, sou um TUBARÃO! RAWRR".









Sem comentários:

Enviar um comentário